Livro “A Inglesa e o Marialva” apresentado em Londres
11 Mar 2019

O livro “A Inglesa e o Marialva”, da autoria de Clara Macedo Cabral, vai ser apresentado no dia 14 de março, às 18h30, na Embaixada de Portugal, situada num dos mais exclusivos bairros da capital britânica, e terá como anfitrião o Embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes. Na ocasião será feita uma introdução ao livro por Francisco Mendes da Silva. A autora, que espera casa cheia, informou que, na ocasião, estarão presentes familiares das personagens da história verídica em que se baseia a sua obra, académicos e profissionais ligados ao sector livreiro londrino.

Sobre o livro

Esta é a história verídica de uma inglesa apaixonada por cavalos que chegou a Portugal nos anos sessenta com o sonho de aprender a tourear. Determinada, aventureira e apoiada por famílias portuguesas importantes, Ginnie Dennistoun – que escolheria o nome artístico Virginia Montsol – não só venceu todas as barreiras como se tornou uma pequena celebridade no mundo fechado, elitista e masculino dos toiros, arrebatando o público com a sua elegância e beleza.

Na Chamusca do Ribatejo, onde passou a residir, Ginnie viveu em segredo um grande romance com o toureiro que fora seu mestre. Mas como se sentiria esta rapariga de vinte e poucos anos, alternando entre a Inglaterra dos Swinging Sixties, da emancipação da mulher, dos Beatles, da construção de uma sociedade mais igualitária, e o Portugal salazarista, pobre e marialva, onde as mulheres deviam ser obedientes e discretas e a sua relação com um homem mais velho era um escândalo?

“A Inglesa e o Marialva” narra a vida de uma mulher de coragem que, contra tudo e contra todos, incluindo a própria família, venceu os constrangimentos do mundo em que nasceu e, nessa viagem, descobriu verdadeiramente quem era.

Sobre a autora

Clara Macedo Cabral vive em Londres desde 2005. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Nova de Lisboa, colabora com artigos de opinião e crítica literária na imprensa nacional.

Depois do seu primeiro livro de crónicas “Há Raposas no Parque” (2009) e de “O Inverno das Raposas” (2011), que lhe deu seguimento, publicou “Lisbon Story” (2013), livro infantil, e “O Último Rei de Portugal e a Maggs” (2015), ambos em edição bilingue.

O presente livro resultou do interesse por uma personagem real que fez o percurso inverso ao seu, deixando a Inglaterra e tentando integrar-se em Portugal, conquistando o distanciamento necessário a uma visão privilegiada das duas culturas.

 
Rua Cidade de Córdova, 2 (mapa)
2610 - 038 - Alfragide
Portugal

Telefone: +351 21 427 22 00
Telefone de texto para surdos: +351 21 427 22 73
Fax: +351 21 427 22 01

© 2008 - Leya - Todos os direitos reservados | Política de privacidade