Leya Educação: porquê aprender a programar?
14 Nov 2017


A LeYa Educação acaba de editar os livros Programação – Scratch para o 1º e 2º ciclos. Da autoria de Carlos Alberto Nunes e Fernanda Ledesma, respectivamente vice-presidente e presidente da associação dos professores de informática, ambos se revestem de especial importância no contexto do ensino das TIC (tecnologias de informação e comunicação) e, mais especificamente, da aprendizagem das linguagens de programação por parte dos alunos, tendo em conta que a disciplina passará a ser obrigatória nas escolas em 2018/2019.

 

Porquê aprender a programar? A aprendizagem de conceitos relacionados com a programação é, hoje em dia, muito importante. Não apenas porque ser programador é uma profissão com boas perspectivas de emprego, mas principalmente porque permite desenvolver diversas competências, tais como o pensamento lógico, a resolução de problemas, o sentido crítico e a criatividade.

 

Existem várias linguagens de programação por blocos, que foram desenvolvidas especialmente a pensar nos jovens que dão os primeiros passos na programação. Uma dessas linguagens é o Scratch, para cuja aprendizagem estes livros se revelam uma ferramenta preciosa. Os alunos poderão, assim, aprender a programar e a criar aplicações, como jogos ou histórias interativas, de uma maneira simples e divertida. É também uma forma de iniciação e de aprendizagem dos conceitos nesta área para o caso de, mais tarde, os alunos pretenderem aprender linguagens de programação mais avançadas.

 
Rua Cidade de Córdova, 2 (mapa)
2610 - 038 - Alfragide
Portugal

Telefone: +351 21 427 22 00
Telefone de texto para surdos: +351 21 427 22 73
Fax: +351 21 427 22 01

© 2008 - Leya - Todos os direitos reservados | Política de privacidade