Inês Serra Lopes: livro convida para uma viagem ao interior da “Geringonça”
18 Jul 2019

A Oficina do Livro publica esta semana o livro “Geringonça”, da autoria da jornalista Inês Serra Lopes. Para conduzir o leitor pelo interior do governo, e para nos mostrar como este se equilibrou no poder, a autora recorreu à sua vasta experiência e aos seus muitos contactos, entrevistando políticos, economistas e professores e percorrendo alguns dos casos da célebre XIII Legislatura, desde a chamada crise dos professores à bandeira da qualidade dos serviços públicos, encontrada pelo PS logo após as eleições europeias de 2019. O livro foi apresentado publicamente a 16 de julho, na livraria Leya na Buchholz, por Pedro Mexia e Rui Tavares.


Sobre o livro

O livro de Inês Serra Lopes procura esclarecer os leitores sobre vários aspectos deste governo, ao qual todos aprendemos a chamar assim, de Geringonça. Desde logo ficamos a saber como é que o PS, tendo perdido as eleições, conseguiu formar governo com a ajuda da CDU e do Bloco de Esquerda, mesmo sabendo de tudo o que os afasta. Terá a “Geringonça” sido a tábua dos afogados para salvar socialistas, comunistas, verdes e bloquistas? «É Geringonça, mas funciona», disse, logo no início, António Costa. Quatro anos depois, já se pode saber como funcionou, de facto, esta Geringonça, como se comportam os partidos que a compõem e qual o papel do Presidente da Republica. 

 

Sobre a autora

Inês Serra Lopes nasceu em Lisboa, em 1963. Viveu parte da juventude no Rio de Janeiro. Formou-se em Direito na Universidade Católica de Lisboa. Foi Conselheira Cultural na Embaixada de Portugal em Bruxelas durante a Europália 91. Entre 1988 e 2009 dedicou-se ao jornalismo político e ao jornalismo de investigação na imprensa escrita, na televisão e na rádio. Foi diretora dos semanários O Independente e Semanário Económico e editora da secção de política nacional da TVI, estação onde também editou e apresentou os programas «Directa» e «Os prós e os contras», este último com Vasco Pulido Valente e Paulo Portas. Em 1996, publicou um livro sobre a morte do primeiroministro Francisco Sá Carneiro, Camarate - A Verdade Não Prescreve (D. Quixote, 1996). Foi colaboradora regular da SIC Notícias e da RTP. Tem três filhos, um neto e dois cães.

 
Rua Cidade de Córdova, 2 (mapa)
2610 - 038 - Alfragide
Portugal

Telefone: +351 21 427 22 00
Telefone de texto para surdos: +351 21 427 22 73
Fax: +351 21 427 22 01

© 2008 - Leya - Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Livro de Reclamações