Escola Amiga da Criança já está em curso!
23 Fev 2018



A CONFAP apresentou esta semana, na Escola Secundária António Damásio, em Lisboa, a iniciativa “Escola Amiga da Criança – Ideias Extraordinárias”, apadrinhada pelo Psicólogo Eduardo Sá e apoiada pela LeYa Educação. A sessão contou com intervenções de Jorge Ascensão, pela CONFAP, Eduardo Sá, Psicólogo e impulsionador da iniciativa, Tiago Morais Sarmento, pela LeYa e ainda José Vitor Pedroso, Director Geral da Educação e Armando Leandro, antigo presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. Nas várias comunicações, todos contribuíram para sublinhar as valências desta  iniciativa que visa distinguir as Escolas Amigas da Criança, convidando as escolas a participarem com as suas ideias extraordinárias para melhorarem as suas condições de funcionamento e para construírem uma escola melhor e mais amiga da criança.


O selo Escola Amiga da Criança, com que as escolas seleccionadas haverão de ser distinguidas, procura reconhecer e premiar ideias extraordinárias em seis categorias: Segurança; Espaços de recreio e convívio; Alimentação, Higiene e Ambiente; Formação cívica; Envolvimento da família e comunidade educativa; Projetos extracurriculares. Serão distinguidas e premiadas, anualmente, as escolas cujas ideias produzam os seus efeitos no ano letivo 2017-2018. De todas as ideias premiadas, será escolhida uma ideia extraordinária que se distinga pela sua excelência e a escola em causa receberá, como prémio, uma seleção de livros LeYa no valor de 5 mil euros.


Na sessão desta semana foi apresentada a Comissão de Avaliação a quem caberá a análise e seleção das candidaturas submetidas. Dela fazem parte Jorge Ascenção, Presidente da CONFAP; Eduardo Sá, Psicólogo, Professor Universitário e Escritor; Tiago Morais Sarmento, Administrador da LeYa; Ariana Cosme, Professora Universitária e Coordenadora do Observatório da Vida nas Escolas; Armando Leandro, Juiz Conselheiro Jubilado e antigo Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens; Isabel Alçada, Assessora da Presidência da República para a Educação, Ex-Ministra da Educação e Escritora; Isabel Stilwell, Jornalista e Escritora; José Matias Alves, Professor Universitário e Coordenador do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação; José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação e Margarida Pinto Correia, Diretora de Inovação Social na Fundação EDP.


A esta iniciativa podem concorrer todas as escolas portuguesas, públicas ou privadas, do ensino pré-escolar de 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, cabendo aos Diretores de Escola/Agrupamento, Professores e Associações de Pais o papel de submeterem a ideia a concurso, para o endereço de e-mail escolaamigadacrianca@gmail.com.


O período para o envio das propostas termina a 23 de março de 2018. A 10 de maio de 2018 serão anunciadas as escolas distinguidas e, a 30 de maio, apresentadas presencialmente as propostas para eleger o 1.º prémio. A entrega dos prémios às Escolas Amigas da Criança terá lugar no mês de setembro de 2018.


Toda a informação sobre esta iniciativa, incluindo o regulamento, encontra-se disponível aqui.

 
Rua Cidade de Córdova, 2 (mapa)
2610 - 038 - Alfragide
Portugal

Telefone: +351 21 427 22 00
Telefone de texto para surdos: +351 21 427 22 73
Fax: +351 21 427 22 01

© 2008 - Leya - Todos os direitos reservados | Política de privacidade