Contos de Lídia Jorge e Cristina Norton serão adaptados para TV
25 Nov 2019

A RTP anunciou esta semana que vai estrear 13 telefilmes baseados em outros tantos contos de autores portugueses. Dois deles são da autoria das escritoras Lídia Jorge e Cristina Norton e encontram-se publicados por editoras LeYa.

Do livro de contos «O Belo Adormecido», de Lídia Jorge, publicado em 2007 pela Dom Quixote, foi extraído o conto “Miss Beijo” que, com  realização de Nuno Rocha, será adaptado para integrar o conjunto de filmes esta semana anunciado. O conto “As Cinzas da Mãe”, de Cristina Norton, integrado no livro «A Vida é um Tango», publicado pela Oficina do Livro em 2018, será também adaptado,  com realização de José Farinha.

Além destes, incluem-se neste projecto – intitulado “Projeto Trezes” -  contos de autores como Alexandre Herculano, Eça de Queiroz, Manuel Teixeira-Gomes, Fernando Pessoa, Manuel da Fonseca, mas, também , Miguel Torga, com o conto “Fronteira”, Fernando Namora, com “O Rapaz do Tambor”, ou, ainda, José Cardoso Pires, com “Lavagante”. Mário de Carvalho e Rui Zink são alguns dos autores contemporâneos cujos contos serão, também, adaptados.

Por ocasião da apresentação do projeto, esta semana, José Fragoso, diretor de programas da RTP, disse à comunicação social que o objetivo é passar para telefilme contos de autores clássicos e contemporâneos portugueses, que “fazem parte do nosso património literário”, destacando o “lado inovador” do projeto, que conta com um realizador e um elenco totalmente diferentes para cada um dos telefilmes. António-Pedro Vasconcelos, António da Cunha Telles ou João Cayatte estão entre os cineastas envolvidos. José Fragoso destacou, também, a importância de “dar relevo a histórias escritas por autores portugueses, trabalhadas por equipas de produção ligadas à ficção nacional com grandes atores também envolvidos e, claro, grandes realizadores de relevo no nosso panorama audiovisual”, não esquecendo a equipa de argumentistas responsáveis pelas adaptações dos contos para televisão, na qual se incluem Pedro Marta Santos, Patrícia Muller, Miguel Simal e Leandro Ferreira. O responsável do canal de televisão público afirmou, ainda, que  a estreia na RTP1 poderá dar-se no final do primeiro trimestre de 2020, embora não esteja ainda definida a periodicidade de transmissão.

 
Rua Cidade de Córdova, 2 (mapa)
2610 - 038 - Alfragide
Portugal

Telefone: +351 21 427 22 00
Telefone de texto para surdos: +351 21 427 22 73
Fax: +351 21 427 22 01

© 2008 - Leya - Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Livro de Reclamações